sexta-feira, 12 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

Sexta-feira, último dia da Semana da Leitura nas Bibliotecas Escolares do 1.º CEB, Alda Sousa, ex-coordenadora da escola EB1 de Lamego n.º 1, veio à biblioteca contar uma História com Água de Sara Horta Monteiro, Revista Cais, e sensibilizar os alunos que participavam na sessão para os valores da tolerância e da solidariedade.


A turma do 4.º B, retomou o tema da necessidade de cultivar valores indispensáveis para uma boa cidadania ao contar a história O Grilo Verde de António Mota: o respeito pela diferença só nos pode enriquecer.





Os alunos do 3.º A apresentaram todo o trabalho no âmbito do PNL sobre a obra A Revolta dos Alfinetes de Alexandre Honrado.


À tarde a poesia invadiu a biblioteca.
Os alunos da sala 3 do JI de Lamego nº 1 disseram em conjunto o poema O Canário de Luísa Ducla Soares.
A turma do 1.º C dramatizou com acessórios muito originais o Poema Pial de Fernando Pessoa.


Na Biblioteca Escolar de Sucres, a Semana da Leitura 2010 terminou em beleza com uma sessão sonora sobre a história de Peter Pan de J. M. Barrie, adaptada e dinamizada por Cláudia Cunha e Rui Oliveira, professores das AEC's de Música. Os alunos das Escolas de Juvandes, Ordens e Sucres narraram e criaram o fundo sonoro para cada uma das personagens:

Flautas de Pã - Peter Pan


Pandeiretas - Wendy





Pratos, clavas, reco-reco, maracas - Meninos Perdidos






Tambores - Capitão Gancho

Blocos de dois sons - Crocodilo





A Semana da Leitura 2010, nas Bibliotecas Escolares de Lamego n.º 1 e de Sucres, envolveu centenas de alunos, de professores, de funcionários das escolas e de convidados que não quiseram deixar de apoiar e de contribuir com todo o seu entusiasmo para a promoção da leitura.
Como melhor forma de exprimir o nosso agradecimento a todos aqueles que fizeram desta semana uma festa pedimos emprestadas as palavras de Fernando Pessoa:

'O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.'

As professoras

Isabel Cristina Santos,
Maria Remédios Lourenço,
Manuela Monteiro Ferreira