segunda-feira, 8 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

semana da leitura 2010

feira do livro - sessões de leitura teatropoesia

músicainglêsdramatizações - fantoches

encontros com escritores - convidados

concurso de leitura

leitura-a-par


PROGRAMA - SEMANA DA LEITURA - BE DE LAMEGO N.º 1


PROGRAMA - SEMANA DA LEITURA - BE DE SUCRES

A Semana da Leitura é uma actividade desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura que se propõe celebrar o prazer de ler.

Nesta ocasião as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Lamego contam com a participação, a diversidade e a criatividade de alunos, professores, encarregados de educação, escritores, autarcas e membros da nossa comunidade que unem esforços para tornar a leitura um bem plenamente usufruído por crianças e jovens.

A Semana da Leitura que hoje, dia 8 de Março, iniciámos pretende fazer da leitura uma festa.

Na sessão de abertura desta iniciativa Salvador Costa, Presidente da Comissão Instaladora da Associação de Pais, Carlos Reis, Director do Agrupamento de Escolas de Lamego, César Luís de Carvalho, Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Douro Sul e Marina Valle, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lamego, dirigiram palavras de incentivo à leitura aos alunos dos Jardins de Infância de Avões e de Lamego n.º 1. A esta sessão de abertura associaram-se ainda Secundino Gil, Adjunto da Direcção do Agrupamento, Ana Paula Sousa, Coordenadora das Bibliotecas Escolares, Aurélio Trindade, Coordenador do 1.º CEB, Leonor Carneiro, Formadora Residente do Programa Nacional do Ensino do Português e José Carlos Moreira, Coordenador da Escola EB1 de Lamego n.º 1.

Seguiram-se as intervenções dos mais pequeninos:

Os alunos da sala 1 do Jardim de Infância da Lamego n.º 1 com a sua educadora Teresa encantaram com o Rap da Leitura.

Os educadores João e Mariana leram e os alunos do Jardim de Infância de Avões dramatizaram O Sol e o Vento conto tradicional recontado por Maria Alberta Menéres (100 Histórias de Todos os Tempos, ed. Asa).

Otelinda Costa, coordenadora das Actividades de Enriquecimento Curricular de Inglês, veio à Biblioteca Escolar de Lamego n.º 1 e contou a história de Pinóquio na língua inglesa - Pinocchio de Carlo Colonni.

Os alunos do 3º B e do 4º A da Escola EB1 de Lamego n.º 1 retribuíram com poesia, os primeiros com poemas da sua autoria e os segundos com dramatização de poemas de António Mota (Se tu visses o que eu vi, ed. Gailivro).

Lídia Valadares, professora e escritora, seleccionou para ler Histórias que contei aos meus filhos de Fernando Nobre (ed. Oficina do Livro). Os alunos do 2º B leram quadras que escreveram e a turma do 2º C dramatizou com muita criatividade a fábula A Cigarra e a Formiga de La Fontaine.

Na Biblioteca Escolar de Sucres o primeiro dia da Semana da Leitura foi vivido com igual alegria e intensidade. O professor Secundino Gil escolheu Contos para Rir de Luísa Ducla Soares (ed. Civilização) para contar e encantar os alunos do 1.º CEB das escolas de Ordens e de Sucres. Esta Biblioteca Escolar recebeu também a professora e escritora Cristina Bernardes que apresentou a sua obra Nuvem ou o Sonho de Ser Almofada (ed. Tiquetaque) a uma sala repleta de crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º CEB. As educadoras Maria João e Teresa reinterpretaram esta história e deram vida à nuvem Oceana e à pequena Serena num teatrinho de fantoches.

Os alunos da turma B da escola EB1 de Arneirós demonstraram ser bons leitores mas também bons escritores e leram um conto que escreveram e ilustraram colectivamente.

Os alunos das escolas EB1 de Ordens e de Sucres apresentaram um trabalho de investigação sobre a evolução da escrita e como a invenção do alfabeto é, sem dúvida, fundamental para a escrita e para a leitura surpreenderam todos com uma coreografia da canção O Alfabeto - Carrossel da Fantasia.