quarta-feira, 10 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

No terceiro dia da Semana da Leitura 2010 alunos e professores das Escolas EB1 de Avões deslocaram-se à Biblioteca Escolar para celebrar o prazer da leitura em conjunto com alunos e professores da escola EB1 de Lamego n.º 1.

O professor António Morais da escola de Avões de Lá dinamizou com os seus alunos divertidíssimas repesentações dos contos 'O Espelhinho' e 'O Paz de Alma' de António Torrado. O poema de Alexandre Parafita 'O Petiz e a Bissectriz' foi também dramatizado com muito humor.
Por sua vez a escola EB1 de Avões de Cá dramatizou o poema em diálogo A Cidade e a Aldeia.
Orientados por João Pereira, professor das Actividades Extra-Curriculares de Música, os alunos do 3.º A narraram uma história sonora.
O professor José Ribas trouxe à biblioteca um aroma de África com A Girafa que Comia Estrelas de José Eduardo Agualusa.

À tarde foi a vez de Cristina Bernardes trazer a fantasia da sua obra Nuvem ou o Sonho de Ser Almofada aos alunos da escola EB1: com uma almofada como Oceana acabam-se os pesadelos de todos os meninos

Os alunos do 1.º B, através de fantoches, dramatização, danças e cantigas deram vida à obra Meninos de Todas as Cores de Luísa Ducla Soares.
A turma do 2.º A mostrou todo o seu estilo e criatividade com o rap da leitura e a apresentação de trabalhos da turma realizados no âmbito do PNL e do PNEP.


Na Biblioteca de Sucres a professora/escritora Lídia Valadares foi surpreendida por uma invasão de pequenas réplicas de Fernando Pessoa que ouviram com muito interesse a história O Macaco Albino de Fernando Nobre.
Depois foi a vez dos sósias de Fernando Pessoa, alunos da turma A da Escola EB1 Arneirós, revelarem a biografia e a obra de Fernando Pessoa e dos seus principais heterónimos.

Regina Guedes, adjunta da direcção do agrupamento narrou com originais fantoches O Pequeno Coelho Branco de Xosé Ballesteros.
Para terminar em apoteose, as Educadoras dos Jardins de Infância de Magueija, Matancinha, Penude de Baixo, Ordens e Sucres adaptaram e teatralizaram a história da Carochinha e João Ratão maravilhando os seus alunos e todos os presentes.