quinta-feira, 26 de abril de 2012

E-Poeta Biblioteca Municipal de Lamego Centro Escolar de Lamego Centro Escolar Lamego Sul (Penude)

Notícias da Autarquia » Notícias da Autarquia
Concurso E-Poeta atrai número recorde de participantes 9 Mai. 12
A Biblioteca Municipal de Lamego voltou a desafiar os jovens alunos do concelho a utilizarem, com criatividade e imaginação, o seu computador para participarem no concurso E-Poeta que assinalou o Dia Mundial da Poesia. Esta iniciativa, para além de abranger as escolas do 1º ciclo, foi aberta à participação dos alunos do 2º ciclo e contou com a colaboração das bibliotecas escolares locais.
O júri, constituído por Marina Valle, Manuela Vaquero, Fernando Marado, César Carvalho e Ricardo Pereira, teve a árdua tarefa de avaliar 170 trabalhos inéditos, uma adesão recorde, selecionando no final os três melhores poemas apresentados por cada entidade participante.
Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos vencedores, Marina Valle, vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara de Lamego, afirmou que esta iniciativa é essencial para “despertar o gosto pela leitura e pela poesia. Todas as crianças que participaram são vencedoras, pois escrever não é uma coisa simples, é uma tarefa difícil. Além de ser necessário organizar o pensamento, é preciso expressar sentimentos e emoções.”
Pela primeira vez, o concurso E-Poeta teve um patrono, a escolha recaiu no poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira, oportunidade para divulgar junto do público juvenil a sua obra, através da realização de várias palestras sob a responsabilidade de Manuela Vaquero e de uma exposição bibliográfica que percorreu as bibliotecas escolares do concelho.
De carácter lúdico e divertido, regressará no próximo ano para continuar a estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens.

Coordenador CELS (Penude) Prof. João Brito, Cristina Correia (Professora Bibliotecária Equipa BE) e Dra. Marina Valle (Vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara de Lamego CML)
Dra. Marina Valle (Vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara de Lamego)

Auditório Centro Escolar de Lamego - BE


Dra. Marina Valle (Vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara de Lamego), Prof. Eugénio Ribeiro CELS (Penude), Dr. Victor Rebelo (Bibliotecário Municipal)

Dra. Marina Valle (Vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara de Lamego)
E-Poeta
 Centro Escolar de Lamego / Centro Escolar Lamego Sul (Penude)

A Biblioteca Municipal de Lamego voltou a desafiar os jovens alunos do concelho a utilizarem, com criatividade e imaginação, o seu computador para participarem no concurso E-Poeta.

Esta iniciativa contou com a cooperação das Bibliotecas Escolares e com a colaboração das escolas do concelho de Lamego.

De carácter lúdico e divertido, o concurso E-Poeta visou estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens. A temática dos trabalhos apresentados, em verso, foi livre.

Todos os textos submetidos a concurso foram seleccionados por um júri constituído por técnicos da Biblioteca Municipal de Lamego, professores bibliotecários (Bibliotecas Escolares) e personalidades convidadas.

A Biblioteca Municipal de Lamego/Câmara Municipal de Lamego procedeu à entrega dos prémios no dia 21 de Abril 2012, respectivamente no Centro Escolar Lamego Sul (Penude) e Centro Escolar de Lamego.