Pelo segundo ano consecutivo as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Lamego dinamizam o projecto Leitura-a-par.
Criada para apoiar crianças no desenvolvimento da leitura através do envolvimento dos pais em cooperação com educadores e professores, a técnica da Leitura-a-Par pretende promover uma interacção regular entre pais e filhos ao nível da leitura. Nesta perspectiva as famílias desempenham um papel fundamental para a aquisição de comportamentos adequados de leitor, facilitando a compreensão dos textos lidos num contexto emocional mais agradável e facilitador.
Destinada a familiares e educadores dos alunos alvo desta iniciativa realizou-se, no dia 20 de Fevereiro, a sessão de sensibilização para a leitura Ler é Prazer dinamizada pela dr.ª Lídia Valadares.
Lídia Valadares, alertou os presentes para a importância que a leitura assume no sucesso escolar dos alunos – a leitura é uma actividade essencial e transversal na vida escolar e a família não pode ficar indiferente aos esforços que a escola desenvolve neste sentido: Criar hábitos de leitura ou adquirir o gosto pela leitura, aprende-se e ensina-se. E, como em tudo na educação, o exemplo é o que mais conta. O exemplo dado pelos pais é extremamente importante: quem cresce a ver ler, acaba por gostar de ler.
Não querendo deixar de dar o exemplo, a prof.ª Lídia Valadares com a colaboração do prof. Adriano Guerra deliciaram a assistência com a leitura, também ela a par, de autores como Fernando Pessoa, José Jorge Letria, Miguel Torga, Alexandre Parafita e de Hermínia Quintela.
No debate que se seguiu, os assistentes deixaram bem patente o seu interesse e vontade de fazer despertar nos seus educandos o gosto pela leitura.