sábado, 25 de outubro de 2008

Museu do Douro - "O Espaço"

No âmbito do Projecto "O Espaço", tiveram início, no dia 24 de Outubro, as sessões com a Equipa do Serviço Educativo do Museu do Douro nos Jardins de Infância e nas Escolas EB1 do Agrupamento Vertical de Lamego.
O projecto "O Espaço"vai envolver as centenas de alunos do pré-escolar e do 1.º CEB com actividades em contexto de sala de aula e saídas de campo para exploração de outros espaços, nomeadamente o edifício sede do Museu do Douro.

Aqui fica a apresentação deste Projecto:

O Espaço é a temática do Projecto com escolas para o ano 2008/2009 do Serviço Educativo do Museu do Douro.
Para este ano, o desafio para as escolas que queiram ser parceiras deste projecto incide na leitura, observação e criação de histórias escritas e orais, visuais, gráficas e com recurso ao audiovisual tendo como base o Espaço, nas suas múltiplas vertentes e escalas.
As paisagens do cosmos e as paisagens dos locais em que as crianças e jovens habitam ou estudam são a base para a exploração sensorial, para a observação, para a pesquisa de dados científicos e literários, para a criação de imaginários. Estas acções são instrumentos para o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica de olhar o mundo envolvente, próximo e longínquo, e consequentemente, dos sentidos de pertença do indivíduo em desenvolvimento.
O projecto visa possibilitar à criança, ao jovem e seu professor observar, reflectir e imaginar para ler, mais e melhor, as Paisagens do Universo, da Terra e do Território.
O Projecto assenta:
> No apoio às necessidades e orientações evidenciadas no Plano Nacional de Leitura, envolvendo o Museu como lugar onde se vê, se lê, se cria e se experimenta.
> No trabalho de continuidade para a sensibilização, consciencialização e participação de crianças e jovens nas questões, problemas, temáticas globais e, consequentemente, locais – o Espaço e as suas qualidades tendo em conta as questões do ambiente e da sustentabilidade como factores essenciais e decisivos na melhoria das condições de vida.
> Na vivência activa de um novo espaço: o edifício sede do Museu do Douro. Nesta sede do Museu, é desejável que se encontrem outros modos de viver e de pertencer, de construir espaços de aprendizagem e entretenimento.
‘O Espaço’ – Projecto com escolas 2008/2009 abre, uma vez mais, os espaços do Museu à Escola e da Escola ao Museu. Aqui fica a proposta e o desafio.



A Terra era pequena, azul brilhante, e tão tocantemente só…. A nossa casa deve ser defendida como uma relíquia sagrada. A Terra era absolutamente redonda. Acredito que nunca soube o que a palavra redonda significava até ver a Terra do Espaço.

Aleksei Leonov (cosmonauta russo, 1º homem a caminharno Espaço, Março 1965).

De repente, por detrás… da lua, num movimento lento… emerge uma jóia azul e branca cintilante, uma esfera brilhante, de um delicado azul, envolvida por véus brancos… que se ergue como uma pérola num mar espesso, negro e misterioso. Demoramos algum tempo a perceber que isto é a Terra… a nossa Casa.

Edgar Mitchell (Cosmonauta da Apollo 14, 6º homem a andar na lua depois de Neil Armstrong na Apollo 11, em 1969).


‘O ESPAÇO’
– Projecto com Escolas 2008/2009;
Serviço Educativo do Museu do Douro