quinta-feira, 18 de abril de 2013

7ª edição da Semana da Leitura - Agrupamento de Escola Latino Coelho, Lamego - Bibliotecas Escolares RBE



No dia 8 de abril decorreu, na biblioteca da Escola Secundária de Latino Coelho-Lamego, a sessão de abertura da Semana da Leitura 2013, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego. Esta 7.ª edição que contou com a presença da Sr.ª Vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara Municipal de Lamego, Dr.ª Marina Valle, centrou-se na temática do MAR, em que o Plano Nacional de Leitura desafiou as escolas a "convocar a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo”.

Comemorou-se a 7ª edição da Semana da Leitura, no Agrupamento de Escola Latino Coelho, Lamego, de 8 a 12 de abril. Esta iniciativa ultrapassou todas as expetativas, pois a envolvência das comunidades educativa e local transformou as Bibliotecas Escolares em espaços de enorme criatividade.
As atividades desenvolvidas, centradas na temática do MAR, em articulação com todos os Departamentos Curriculares, revelaram muito empenho, trabalho colaborativo e partilha, de todos os que nelas se envolveram.
As Bibliotecas Escolares RBE (ES Latino Coelho, EB2,3 Lamego, Centro Escolar de Lamego, Centro Escolar de Lamego Sul, Penude) transformaram-se em espaços de verdadeira festa, de enorme criatividade, com um vasto programa de atividades: Exposições Temáticas – Animação de leitura -Teatro – Poesia – Música – Ler com… – Dramatizações – Workshops – Amigos da Biblioteca Escolar – Concursos – Encontro com escritores – Contadores de Histórias – Feira do livro – Documentários…
Navegou-se pelo mundo da magia e imaginação, do maravilhoso reino dos livros, onde entidades, convidados, pais e encarregados de educação, docentes, funcionários, alunos e todos os que connosco quiseram partilhar esta semana, se sentiram cativados e seduzidos pelo entusiasmo e criatividade dos participantes.
A Semana da Leitura finalizou com a assinatura do Protocolo da Rede de Bibliotecas de Lamego, uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as Bibliotecas do Concelho de Lamego, potenciando o trabalho em rede e a cooperação entre as bibliotecas, contando com a presença do Alto Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral.


 
Fernando Pinto do Amaral
Comissário do Plano Nacional de Leitura