A política de criação e desenvolvimento de bibliotecas escolares (BE) considera o agrupamento como unidade organizacional e pedagógica com objetivos educativos comuns. Cada agrupamento deve contar com uma ou mais bibliotecas ou serviço de biblioteca, que faculte recursos capazes de apoiar o percurso formativo e curricular dos alunos.
A gestão das bibliotecas escolares, no quadro do agrupamento, e a sua otimização pedagógica devem favorecer o trabalho escolar de professores e alunos. Essa gestão implica uma visão de aproveitamento e uso comum das possibilidades da BE, que pode traduzir-se em:
.uso informal do espaço, com possibilidades pedagógicas acrescidas e com impacto no funcionamento global da escola;
.agregação de recursos (livros, outros documentos e equipamentos) com um papel determinante no desenvolvimento do gosto pela leitura e pelo saber e na formação sócio-afetiva e cognitiva dos alunos.
.criação de serviços e possibilidades de trabalho potenciadoras de melhores aprendizagens, com um papel importante na aquisição de competências críticas que correspondam aos desafios digitais e da informação inerentes à Sociedade do Conhecimento.
O envolvimento de todos no reconhecimento do papel da BE, bem como na criação de condições que conduzam a um uso mais eficaz dos espaços e dos recursos, é crucial no desenvolvimento das literacias para o século XXI.
Todas as escolas do 1.º Ciclo e jardins de infância requerem medidas diferenciadas e integradoras como garantia de condições de igualdade no acesso aos serviços que a BE disponibiliza.
Docente Cristina Correia (Prof. Bibliotecária)
Apoio a atividades livres de leitura, pesquisa, estudo e execução de trabalhos pelos alunos
Docente Maria Remédios Silva (Técnica Superior BE)
Docente Florinda Laranjo |
Apoios educativos a atividades de leitura, escrita, pesquisa,
estudo e execução de trabalhos pelos alunos
estudo e execução de trabalhos pelos alunos
Docente Teresa Carrapatoso
Ficha de leitura 2º C
Apoios educativos a atividades de leitura, escrita, pesquisa, estudo e execução de trabalhos pelos alunos
Docente Florinda Laranjo
Docente Susana Almeida (Colaboradora BE)
Docente João Pedro Santos
Atividades inseridas no âmbito da leitura e da escrita do desenvolvimento curricular
Trabalho em contexto de sala aula/biblioteca
Os docentes, no âmbito da atividade letiva, diversificam e diferenciam metodologias, técnicas e meios, utilizando os serviços disponíveis na biblioteca escolar
Docente Manuela Almeida
Alunos Monitores Biblioteca Escolar atuabe Centro Escolar Lamego
Envolver os alunos de forma direta e responsável na construção da sua própria aprendizagem e, ao mesmo tempo, desenvolver competências de cidadania e torná-los cidadãos mais participativos
Trabalhar de forma colaborativa com e na biblioteca escolar
Aluno Fernando
Aluna Valentina
Implementação de medidas diferenciadas e integradoras, que garantam condições de igualdade de acesso à informação
Visitas Guiadas à Biblioteca Escolar CEL
Docente Maria João Adrega
Docente Teresa Vieira
Docente Lúcia Oliveira e Docente Susana Almeida (Colaboradora BE)
Docente Lúcia Oliveira
Apoios educativos a atividades de leitura, escrita, pesquisa, estudo e execução de trabalhos pelos alunos
Docente Maria Remédios Silva (Técnica Superior BE)
Apoios educativos a atividades de leitura, escrita, pesquisa, estudo e execução de trabalhos pelos alunos
Docente Cristina Correia (Prof. Bibliotecária)
Apoios educativos a atividades de leitura, escrita, pesquisa, estudo e execução de trabalhos pelos alunos
Apoios educativos a atividades de leitura, escrita, pesquisa, estudo e execução de trabalhos pelos alunos
Docente Maria Remédios Silva (Técnica Superior BE)
Docente Manuela Almeida e Docente Susana Almeida (Colaboradora BE)
Docente Ana Santos, Docente Maria Remédios Silva (Técnica Superior BE)
e Docente Carmina Mendonça
Uso informal do espaço biblioteca escolar, com possibilidades pedagógicas acrescidas e com impacto no funcionamento global da Escola Centro Escolar de Lamego
A Classificação Decimal Universal é um sistema de classificação documentária desenvolvido pelos bibliógrafos belgas Paul Otlet e Henri la Fontaine no final do século XIX. Ela é baseada na classificação decimal de Dewey, mas usa sinais auxiliares para indicar vários aspectos especiais de um assunto ou relações entre assuntos. Assim, o sistema contém um elemento facetado ou analítico-sintético significativo e é usado especialmente em bibliotecas especializadas. A CDU tem sido modificada e expandida ao longo dos anos para abranger a produção cada vez maior em todas as áreas do conhecimento humano e continua sofrendo um processo de revisão contínua para dar conta de todos os novos desenvolvimentos.