quinta-feira, 27 de setembro de 2012

AJA AGORA MESMO! "Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro"

 


Temos de perceber que ler e escrever é muito mais do que uma mera técnica ou competência. (GRUPO DE PERITOS DE ALTO NÍVEL SOBRE LITERACIA DA UE, set 2012)
fonte: http://www.bad.pt/noticia/2012/09/19/act-now-relatorio-da-ue-sobre-literacia-na-europa/


No atual paradigma da Sociedade da Informação e do Conhecimento, as bibliotecas escolares assumem-se, cada vez mais, como núcleos formativos e pedagógicos, produtores de conteúdos informacionais de qualidade, essenciais à comunidade escolar, e não exclusivamente espaços físicos, apetrechados com os necessários equipamentos e recursos documentais, que apenas disponibilizam informação.
Linhas orientadoras para a política de constituição e desenvolvimento da coleção
Política de gestão da coleção   RBE
 



A gestão da biblioteca escolar nas escolas do 1.º ciclo/centros escolares deve ser o resultado de um trabalho de articulação entre os docentes e o(s) professor(es) bibliotecário(s) do agrupamento de modo a tornar a biblioteca num instrumento indispensável no processo formativo global dos alunos, em particular no apoio ao desenvolvimento das áreas curriculares e das literacias.
12 passos para organizar, gerir e dinamizar a biblioteca escolar
RBE 


  
A política de criação e desenvolvimento de bibliotecas escolares (BE) considera o agrupamento como unidade organizacional e pedagógica com objetivos educativos comuns. Cada agrupamento deve contar com uma ou mais bibliotecas ou serviço de biblioteca, que faculte recursos capazes de apoiar o percurso formativo e curricular dos alunos.
A gestão das bibliotecas escolares, no quadro do agrupamento, e a sua otimização pedagógica devem favorecer o trabalho escolar de professores e alunos. Essa gestão implica uma visão de aproveitamento e uso comum das possibilidades da BE, que pode traduzir-se em:
- uso informal do espaço, com possibilidades pedagógicas acrescidas e com impacto no funcionamento global da escola;
- agregação de recursos (livros, outros documentos e equipamentos) com um papel determinante no desenvolvimento do gosto pela leitura e pelo saber e na formação sócio-afetiva e cognitiva dos alunos.
- criação de serviços e possibilidades de trabalho potenciadoras de melhores aprendizagens, com um papel importante na aquisição de competências críticas que correspondam aos desafios digitais e da informação inerentes à Sociedade do Conhecimento.
O envolvimento de todos no reconhecimento do papel da BE, bem como na criação de condições que conduzam a um uso mais eficaz dos espaços e dos recursos, é crucial no desenvolvimento das literacias para o século XXI.
Todas as escolas do 1.º Ciclo e jardins de infância requerem medidas diferenciadas e integradoras como garantia de condições de igualdade no acesso aos serviços que a BE disponibiliza.
Para uma gestão integrada da biblioteca escolar do agrupamento
Orientações 2011 RBE
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/36.html