sexta-feira, 25 de maio de 2012

Texto de Pedro Gomes do 5º 7 da Escola E. B, 2,3 de Lamego


Iniciativas escolares

O mundo ao contrário e multas em contramão...

Muitas vezes, a leitura e a escrita abrem-nos as portas da imaginação e da criatividade e nós viajamos pelas autoestradas do mundo. Um mundo nas suas diversas facetas: ora alegre, ora triste, ora moderno, ora antigo, ora hospitaleiro, ora cruel, ora direito, ora... ao contrário...

Em Nova Iorque, uma sombra corria entre os candeeiros da rua. Era de noite e a sombra esgueirou-se, de repente, para um beco sem saída. Logo a seguir, desapareceu... Esta sombra pertencia a João, um cientista que estava a um passo de criar o melhor invento do mundo..., o "Transportader"! Contudo, o último passo correu mal para ele e para o seu colega de equipa, Zeca, e foram parar a um mundo especial: o mundo ao contrário!

Quando acordaram, vestiram-se ao contrário com as pernas nas mangas da camisa e os braços nas pernas das calças! Um bocado confusos, saíram do laboratório com as mãos a fazer de pés e, uma vez na rua, ainda se espantaram mais, pois...

Nova Iorque estava ao contrário! Tudo estava de pernas para o ar! Perplexos, leram uma placa que se encontrava próximo: "!Iorque Nova a Bemvindos".

Estava ao contrário! De noite, surgia o Sol e, de dia, a Lua! As pessoas vestiam-se todas da mesma forma, ao invés! De dia, os candeeiros acendiam e, de noite, apagavam! Os relógios mostravam a meia-noite quando era meio-dia!

-!contrário ao habitantes, dia Bom (Bom dia habitantes ao contrário!) - saudou um senhor.

- chama se Como? - perguntou João.

- "contrariês" Fala - inquiriu o colega, Zeca.

- falo, Sim - respondeu prontamente.

- mundo outro! ao regressa se Como

-!Torre do Palácio do rei do provas três resolver de terão, voltarem Para

- ?isso fica Onde

- Ali! - respondeu o homem, apontando para a torre do palácio.

Correram para lá.

Chegaram e a primeira prova consistia em darem um mergulho na piscina.

-?estado neste mergulho um dar vamos que é Como - sussurrou Zeca a João.

- .sei Não - respondeu o amigo, preocupado.

- !andamos quando roda uma fazemos que Parece

- !mergulhar para roda uma Faz É isso! Roda.

O plano resultou e passaram à segunda prova: dizer os números até dez e as letras até ao P.

- !fácil é Isso - declarou Zeca - 1, 2, 3 ...

- !errado Está - gritou de imediato o rei.

- ?quê O - questionou Zeca.

- !comigo Deixa - pediu o João - ! 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1! P, O, N, M, L , K, J, I, H, G, F, E , D, C, B, A.

Mais uma vez, tinham conseguido superar a prova.

Como etapa final, deveriam apresentar ao rei uma adivinha em "contrariês". Se o monarca não conseguisse resolvê-la, teriam direito ao bilhete de regresso ao mundo "normal"...

E a adivinha surgiu.

-?amarelas e pretas riscas às quadrado é que O - inquiriu o Zeca.

- !sei Não - respondeu o rei, atónito.

Os dois amigos disseram a resposta em coro:

- !pretas e amarelas riscas às quadrado Um.

O rei riu-se, achando graça à resposta e... quando os dois amigos acordaram tudo voltara ao normal.

Apesar de terem passado uma bela aventura, ficaram aliviados...

- Nunca tinha pensado que era tão difícil ler da direita para a esquerda! - comentou o João - Agora, que já treinámos um bocadinho, vamos brincar um pouco, de vez em quando, e ler, escrever e falar em "contrariês"? - sugeriu animado com a ideia.

- Não! - respondeu imediatamente Zeca - Podemos apanhar uma multa.

- Uma multa?! - admirou-se João.

- Sim, uma multa por circular em contramão na AL (Autoestrada da Leitura) e AE (Autoestrada da Escrita)!

E os dois amigos riram com vontade (mas não ao contrário!). Há que respeitar as regras para evitar as multas...

Texto de Pedro Gomes do 5º 7 da Escola E. B, 2,3 de Lamego

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