“Por que existem escolas?
As escolas existem e não podem deixar de existir por três finalidades básicas e outras três funções distintas.
A primeira finalidade é situar-se como um ambiente pródigo em socialização, onde crianças e adolescentes aprendem a viver em comunidade, a descobrir-se ao descobrir o outro e a explorar, dentro e fora da sala de aula, todas as oportunidades para que evoluam em sua dimensão intrapessoal e em suas relações interpessoais.
A segunda finalidade é se insinuar como um ambiente que prepara o ser humano para o trabalho, desde a Educação da Infância até ao Ensino Superior. Qualquer escola, em qualquer disciplina, deve disponibilizar seus recursos para mostrar ao aluno a essência do trabalho, a cooperatividade e a interdependência, que faz de cada ser humano um cidadão corporativo, com definidos papéis na construção do mundo.
A terceira finalidade, esta, sim, pode ser a epistemológica, fazendo com que a escola ensine saberes, explore habilidades e organize pensamentos, mas o faça contextualizando o distante com o próximo, relacionando os temas da atualidade com o aqui e o agora do mundo onde se vive, mas principalmente, se convive.
A essas finalidades, acrescentam-se outras três funções imprescindíveis: mostrar a verdade, pelos desafios da ciência, ensinar a beleza e a ternura, pelos caminhos da arte, e construir fundamentos de bondade e de justiça, através da filosofia e, mais especificamente, da ética. Celso Antunes