sexta-feira, 25 de março de 2011

Semana da Leitura 2011 - 21 a 25 de Março

21 de Março
Abertura da Semana da Leitura 2011


A abertura da Semana da Leitura 2011, do Agrupamento Vertical de Lamego, decorreu na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Lamego-Sul com animação das turmas CEP 3 e CEP 6 que apresentaram, respectivamente, a dramatização de "O mistério do relvado às riscas" e uma apresentação digital de "A pérola preciosa", textos da sua autoria.


21 de Março

Encontro com... Cristina Bernardes

"Nuvem ou o sonho de ser almofada"

1.º A, 1.º B - EB1 de Lamego n.º 1
1.º C, 1-º D - EB1 de Lamego n.º 1













Nascida em 1973, na cidade de Lyon, Cristina Bernardes é licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/ Francês.
Em 2007, concluiu o Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses, com a apresentação da tese “Da Decadência à Regeneração: Jacinto e o Percurso de Auto-descoberta em A Cidade e as Serras”.
Frequenta, desde Outubro de 2008, o doutoramento em Ciências da Educação, na área de Pedagogia Social, na Universidade Católica Portuguesa - Pólo de Viseu.
Cristina Bernardes é Directora Pedagógica do Colégio da Imaculada Conceição.

Títulos publicados

“Da Decadência à Regeneração – Jacinto e o Percurso de Auto-Descoberta em A Cidade e as Serras”
Papiro Editora

"Nuvem ou o sonho de ser almofada"
Papiro Editora


22 / 23 de Março
Encontro com... Lídia Valadares

"Olhos de Gato"


3.ºA, 3.º C - EB1 de Lamego n.º 1
2.º C, 2.º D - EB1 de Lamego















Lídia Valadares é professora do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.
Teve a seu cargo, durante vários anos, a coordenação do Departamento de Línguas, bem como a coordenação do Jornal Escolar.
É autora de estudos no âmbito da "Transversalidade da Língua Portuguesa" e do incentivo à leitura e à escrita.

Títulos publicados

“Transversalidade da Língua Portuguesa” (2003)
Edição: Asa

“Leitura – Práticas Sedutoras” (2007)
Edição: Gailivro;
Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para a promoção da leitura
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt
Considerado “Livro da Semana” no Portal da Educação
http://wwweducare.pt


22 / 23 de Março
Encontro com... César Luís de Carvalho

"O caracol azul"
Sala 1, Sala 2, Sala 3 - Jardim de Infância de Lamego n.º 1
"Greve dos lápis de cor"
2.º A, 2.º B - EB1 de Lamego












César Luís Marçal Monteiro de Carvalho nasceu no lugar de Marvão, freguesia de Loureiro, concelho do Peso da Régua, no dia 17 de Outubro de 1965. Viveu em Lamego, onde se tornou professor do 1.o Ciclo do Ensino Básico, e, mais tarde, em Tarouca, onde desenvolve, mais significativamente,a sua intervenção comunitária, como responsável pela Educação e Formação dos Adultos, e literária, enquanto incitador e assíduo apoiante de projectos de escrita. Para além de artigos dispersos pelos jornais regionais, tem vasta colaboração em livros, quer como co-autor e coordenador ou como prefaciador. Da sua obra fazem parte álbuns de banda desenhada, contos, biografias, poesia lírica e romance.
César Luís Marçal Monteiro de Carvalho nasceu no lugar de Marvão, freguesia de Loureiro, concelho do Peso da Régua, no dia 17 de Outubro de 1965. Viveu em Lamego, onde se tornou professor do 1.o Ciclo do Ensino Básico, e, mais tarde, em Tarouca, onde desenvolve, mais significativamente,a sua intervenção comunitária, como responsável pela Educação e Formação dos Adultos, e literária, enquanto incitador e assíduo apoiante de projectos de escrita. Para além de artigos dispersos pelos jornais regionais, tem vasta colaboração em livros, quer como co-autor e coordenador ou como prefaciador. Da sua obra fazem parte álbuns de banda desenhada, contos, biografias, poesia lírica e romance. (http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/cesarc.htm)
Actualmente exerce funções como Coordenador da Equipa de Apoio às escolas do Douro Sul.

Títulos publicados
"Juntos Pela Natureza"; "A Flor dos Gasalhos"; "O Natal é Hoje!" (11.a edição em 2004); "Heitorzinho"; "Um Percurso de Bem", "Fausto José, Poeta de Portugal"; "O Almocreve"; "Vontade de Nascer"; "A greve dos lápis de cor"


24 de Março

Encontro com... Arminda Rodrigues

"Mudar o Mundo"

1.º ano, 2.º ano - EB1 de Cambres
3.º ano, 4.º ano - EB1 de Cambres














José António Pereira Rodrigues era um jovem aluno do 7.º ano de escolaridade quando um lamentável acidente o vitimou. Há quem passe pela vida indiferente àquilo que o rodeia, não foi o caso do Zé Tó que, na sua curta vida, deixou marcas indeléveis na vida daqueles que com ele conviveram. Portador de um forte referencial de valores empenhou-se activamente na construção de um mundo melhor, prova disso são os contos "Também eu posso mudar o Mundo" e "O valor das Árvores'" que escreveu e que, pela sua qualidade, foram premiados pela Câmara Municipal de Lamego e pelo Governo Civil de Viseu, instituições que apoiaram a edição da obra "Mudar o mundo".


25 de Março

Encontro com... Minervina Dias

"Crescer com versos"


4.º A, 4.º B - EB1 de Lamego n.º 1
3.º C, 4.º B, 4.º D - EB1 de Lamego n.º 1














Minervina Dias natural de Lamego, mestre em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, leccionou em Escolas do Ensino Básico Mediatizado (EBM) e em Escolas do 1.º CEB, foi presidente do Conselho Escolar das Escolas do EBM da Serra de Montemuro, coordenadora do Conselho de Docentes do 1.º Ciclo, em Lamego e Resende, formadora do Curso de Formação Técnicas Modernas de Ensino, no âmbito da Formação Contínua de Professores, pelo CEFOP – L.A.R.T., e formadora Residente do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP).
Actualmente, exerce as funções de professora bibliotecária e de coordenadora da Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Resende.

Títulos publicados

Crescer com versos – 2004, Vila Nova de Gaia:
Edições Gailivro.

A Escrita Expressiva e Lúdica. Técnicas e
Propostas Didácticas. Colecção Como Abordar… – 2006, Porto:
Areal Editores