sexta-feira, 21 de maio de 2010

Novo livro sobre Lamego


Vai ser apresentado no próximo dia 29 de Maio, pelas 15h e 30m, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “LAMEGO: História, Lendária, Singular” da autoria do Prof. Fernando Branco Marado que contou com a colaboração das crianças dos 3º e 4º anos da Escola EB1 de Lamego nº1.

Fernando Marado, depois de uma brilhante carreira de pedagogo que sempre exerceu com especial competência, denodo e espírito de missão, regressou à casa que nunca deixou de ser sua, a escola EB1 nº 1 de Lamego. E regressou com mais um desafio de estímulo ao gosto pela investigação, pelo saber e pelo conhecimento. Propôs-se escrever um livro sobre a cidade de Lamego para posterior encenação a realizar no Teatro Ribeiro Conceição com a particularidade, e esse foi o desafio, de serem os próprios alunos do 1º ciclo a desenvolverem o trabalho de recolha e investigação históricas. A obra haver-se-ia de designar “LAMEGO: HISTÓRICA, LENDÁRIA, SINGULAR” e propunha-se perscrutar factos e protagonistas históricos de Lamego, bem como lendas significativas que constituíssem arquétipos da nossa memória colectiva.

Enquanto ferramenta de aprendizagem, as actividades de escrita e de expressão dramática são fundamentais para a reflexão crítica, a compreensão, a expressividade e a capacidade de organização, favorecendo o desenvolvimento da criança ao permitir uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética). Para além desses aspectos de inegável valor formativo, a escrita deste livro implicava os alunos dos 3.º e 4.º anos da escola EB1 de Lamego n.º1 na pesquisa, análise e selecção de aspectos históricos sobre a cidade de Lamego, permitindo o desenvolvimento de competências essenciais e favorecendo, ao mesmo tempo, o conhecimento e a valorização do seu meio social, cultural e histórico.

Dada a relevância pedagógica do projecto, o mesmo, contou com a coordenação e apoio da Biblioteca Escolar.