segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Biblioteca fora de portas


Do Agrupamento Vertical de Escolas de Lamego fazem parte dezasseis Escolas EB1 que se distribuem de forma dispersa por mais de uma dezena de freguesias. Este facto tem dificultado a acção das Bibliotecas Escolares de Lamego n.º 1 e de Sucres no apoio que prestam aos estabelecimentos de ensino mais distantes: a participação dos alunos destas escolas em actividades das BE's implica sempre uma pesada logística com planeamento de transportes e a frequência de professores e alunos nem sempre é compatível com os horários praticados.

O acesso aos livros nas escolas mais isoladas tem sido assegurada pela acção da Biblioteca Itinerante da Câmara Municipal de Lamego, que, quinzenalmente, se desloca àquelas localidades. Deste modo a Biblioteca Itinerante tem dado um contributo precioso para a promoção da leitura junto da população escolar do 1.º CEB. Esta biblioteca não está, no entanto, vocacionada para prestar apoio ao Plano Nacional de Leitura enquanto que a Biblioteca Escolar de Lamego n.º 1 possui um fundo, que tem vindo a ser aumentado todos os anos, de títulos recomendados pelo PNL. Deste modo concertou-se com a Câmara Municipal de Lamego que a sua Biblioteca Itinerante serviria de meio de distribuição das obras adquiridas no âmbito do Plano Nacional de Leitura, tendo ainda, esta autarquia, contribuído para este projecto com a aquisição de caixas para adequado transporte dos livros.

Ultrapassados todos os condicionalismos iniciou-se hoje a operacionalização do projecto BIBLIOTECA FORA DE PORTAS com a entrega dos primeiros conjuntos de obras para exploração em contexto de aula nas escolas EB1 do Agrupamento Vertical de Escolas de Lamego.