quarta-feira, 2 de abril de 2008

Semana da Leitura 2008

Feira do Livro

De 4 a 7 de Março, Semana da Leitura 2008, a Biblioteca Escolar de Lamego n.º 1 e a Biblioteca Escolar de Sucres foram o ponto de encontro para as mais de três dezenas de turmas das Escolas EB1 e Jardins de Infância de Lamego, Magueija, Matancinha, Ordens, Penude de Baixo e Sucres celebrarem festivamente a leitura.

Durante essa semana os alunos e os professores dessas escolas tiveram a oportunidade de partilhar com os outros membros da comunidade educativa os seus trabalhos e projectos desenvolvidos no âmbito do Plano Nacional de Leitura e fizeram-no com uma alegria e um entusiasmo reveladores da sua grande motivação pela leitura.

A Semana da Leitura 2008 permitiu ainda a oportunidade de colaboração com outras instituições e individualidades dedicadas à leitura. Assim, no dia 5 de Março, realizou-se uma sessão de lançamento do livro “A história de Amália contada às crianças e aos jovens” de Fernando Marado, actividade organizada pela Biblioteca Municipal de Lamego e pelas Bibliotecas Escolares das escolas EB1 de Lamego n.º 1 e de Sucres, da escola EB2/3 de Lamego, do Agrupamento Vertical de Escolas de Lamego e pela Biblioteca Escolar da Escola EB 2/3/S da Sé, do Agrupamento Vertical da Sé. As escolas EB1 de Avões, Cambres e Sande participaram nesta actividade.

Para permitir uma maior participação da comunidade, a Semana da Leitura 2008 teve um dia suplementar. No sábado, dia 8 de Março, a escola sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Lamego foi palco de uma mostra de actividades de leitura com a participação de todos os seus níveis de ensino.

Muitos foram os que colaboraram nas actividades desta Semana da Leitura 2008, para todos vai o nosso agradecimento: ao Conselho Executivo do Agrupamento e à Equipa de Apoio às Escolas do Douro Sul pelo seu apoio e pela sua presença; à Biblioteca Municipal de Lamego, à Biblioteca Escolar da escola EB2/3 de Lamego e à Biblioteca Escolar da escola EB2/3/S da Sé pela colaboração; aos escritores Minervina Dias, César Carvalho e Fernando Marado e ao jovem músico Filipe Marado pela sua disponibilidade; a todos os professores e educadores que, sem excepção, colaboraram entusiasticamente com este projecto; às professoras Maria Silva e Helena Graça, colaboradoras da BE de Lamego n.º1; à equipa de reportagem da TVKTVÊ (edição do dia 15 de Março), do Centro de Recursos da DREN, pela divulgação feita; a todos os membros da comunidade educativa, pais, encarregados de educação, auxiliares de acção educativa e outros pela sua participação; e, finalmente, às centenas de alunos que emprestando a sua vivacidade a esta iniciativa lhe deram significado.