A Escola Básica n.º1 de Lamego teve o privilégio de receber o dr. André Freire num encontro, com os alunos do 3º ano, promovido pela Biblioteca Escolar.
André Luiz Castillo Freire, médico brasileiro radicado em Lamego, é um prestigiado membro da Escola de Samba “Estação Primeira de Mangueira”.
Personalidade multifacetada, André Freire tem realizado incursões em domínios diversificados como a literatura e a pintura e, no Carnaval de 1994, foi o autor do tema selecionado para enredo da marcha da Escola de Samba “Estação Primeira de Mangueira”, com o poema “Atrás do verde e rosa só não vai quem já morreu”.
Enquadrada no tema da Semana da Leitura de 2015 “Palavras do Mundo”, André Freire dirigiu, a mais de uma centena de alunos que lotaram o auditório da escola, uma interessante palestra em que foram apresentadas tradições de Carnaval do Brasil, numa viagem do nordeste brasileiro (Maranhão, Pernambuco e Baía) ao Rio de Janeiro. Nessa viagem foram exibidos documentários, reportagens e músicas que levaram a participações espontâneas de alunos que não resistiram e quiseram mostrar os seus passos de dança. No final desta sessão todos os participantes, alunos, professores e funcionários, se uniram para dançar e cantar o tema “Atrás do verde e rosa só não vai quem já morreu”.
Paralelamente a esta iniciativa decorre na escola uma exposição com fotos, livros e trajes carnavalescos da Escola de Samba Mangueira, gentilmente cedidos pelo dr. André Freire.