segunda-feira, 25 de março de 2013

Semana da Leitura 2013

 


8 a 12 de abril

semanaLEITURA_LogoFundoBranco-2

 
 


O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, comemora, nas Bibliotecas Escolares, a sua Semana da Leitura de 8 a 12 de abril de 2013.
Durante a semana decorrerão múltiplas e diversificadas atividades envolvendo toda a comunidade educativa.
Estas comemorações integram-se na 7.ª edição da Semana da Leitura do Plano Nacional de Leitura e destinam-se a promover o gosto e o prazer pelos livros, pelo conhecimento e pela informação, num clima de festa.
A Equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Latino Coelho convida a comunidade em geral a unir-se a esta grande festa do livro e da leitura.

“Os ovos desaparecidos”


No dia 15 de março, os Monitores da Biblioteca apresentaram uma pequena peça de teatro “Os ovos desaparecidos”. O autor da peça, João Polónio, contou com o apoio dos colegas, Miguel Duarte e Lúcia Ferreira. Para que a peça fosse apresentada, convidaram colegas doutras turmas para participarem. O público, que contou também com a presença das professoras bibliotecárias do Agrupamento, aplaudiu efusivamente os pequenos atores. São iniciativas como estas que todos devemos incentivar e deixar que os alunos sejam criativos, autónomos e apresentem trabalhos nos quais se envolvam entusiasticamente, como nesta peça.
Parabéns aos Monitores pelo trabalho que têm desenvolvido.
Imagem1 Imagem2

sexta-feira, 15 de março de 2013

Rede de Bibliotecas de Lamego lança o concurso de Poesia "Agora o Poeta és tu..."




Rede de Bibliotecas de Lamego lança o concurso de Poesia "Agora o Poeta és tu..."
 

 
 
 
 
 
 

 

Agora o Poeta és tu… desafia imaginação dos jovens de Lamego25 Mar. 13
Na cidade de Lamego, “Agora o Poeta és tu”. A Biblioteca Municipal desafia os jovens a utilizarem a sua criatividade e imaginação para participarem no novo concurso de poesia que pretende assinalar o Dia Mundial do Livro, a 23 de abril. Com o propósito de estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens, esta iniciativa é aberta à participação dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, com a colaboração das bibliotecas escolares locais.
De carácter lúdico e divertido, o concurso “Agora o Poeta és tu” terá como patrono o poeta Macário Ribeiro de Almeida, oportunidade para divulgar junto do público juvenil a sua obra, através da realização de várias palestras sob a responsabilidade de Aurora Simões Matos e de uma exposição bibliográfica que percorrerá as bibliotecas escolares. A temática dos trabalhos a apresentar, em verso, é livre.
Todos os textos submetidos a concurso serão divulgados neste sítio eletrónico
(www.cm-lamego.pt) e os melhores classificados serão publicados em jornais locais, selecionados por um júri constituído por técnicos da Biblioteca Municipal, bibliotecas escolares, professores e outras personalidades convidadas. Os trabalhos dos jovens autores devem ser enviados para biblioteca@cm-lamego.pt, até à data limite de 19 de abril.

A Biblioteca Municipal de Lamego vai proceder à entrega dos prémios no próximo dia 23 de abril de modo a celebrar na cidade de Lamego o Dia Mundial do Livro.
Para consultar o regulamento do concurso, por favor clique aqui.



 



 
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Formação INE/RBE/Bibliotecas Escolares

Formação INE/RBE/Bibliotecas Escolares

form_ine1form_ine2 
Decorreu na Escola Básica 2/3 de Lamego, no mês de Março de 2013, uma ação de Formação “A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania: uma primeira abordagem”, promovida pelo INE e RBE em articulação com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
http://bibliotecaeb23lamego.pautamusical.net/

domingo, 10 de março de 2013

“A Física no dia-a-dia”/Biblioteca Escolar


“A Física no dia-a-dia”/Biblioteca Escolar

banner_be002

“A Física no dia-a-dia”/Biblioteca Escolar
Rómulo de Carvalho/António Gedeão

A Exposição “A Física no dia-a-dia”, baseada na obra de Rómulo de Carvalho, decorre no espaço da Biblioteca Escolar da EB 2/3 de Lamego.
A Biblioteca associou-se ao Projeto da Escola, inteargindo de forma bastante ativa, desde a mudança temporária de instalações, ao desenvolvimento de atividades para os alunos, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
Para acompanhar os alunos na Biblioteca contamos com uma vasta equipa: Professores bibliotecários, equipa e colaboradores da biblioteca, as assistentes operacionais da biblioteca, alunos monitores da BE, alunos do 12ºG e professores da EB 2/3 que se disponibilizaram para colaborar.
As atividades exploram, de forma bastante criativa, a obra de António Gedeão em estreita relação com a sua obra científica, Rómulo de Carvalho, presente na Exposição.

 http://bibliotecaeb23lamego.pautamusical.net/

segunda-feira, 4 de março de 2013

EXPOSIÇÃO "A FÍSICA NO DIA-A-DIA"



fisica programa 10


    acerca da exposição

    A Física no dia-a-dia na escola é uma exposição baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho, que tem marcado a vida das escolas por todo o país.
    Desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento, a exposição original foi exibida entre Novembro de 2011 e Setembro de 2012, tendo sido adaptada para uma itinerância pelas escolas no âmbito do programa O Mundo na Escola, sob a orientação científica de Pedro Brogueira e Filipe Mendes, físicos e professores do Instituto Superior Técnico.
    Mantendo o design e o conceito expositivo original, a exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim - utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc.

    Concurso “Faça Lá Um Poema”

    Publicado em por Biblioteca Escolar EB 2,3 de Lamego

    Os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, motivados pelos seus professores, aceitaram o desafio do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém [CCB], participando no concurso Faça Lá Um Poema, que terá a sua final no dia 24 de março de 2013, data em que se celebra, no CCB, o Dia Mundial da Poesia.
    Do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego Participaram os alunos:
    FLP1
    De acordo com o Regulamento do Concurso, foram selecionados, um por ciclo, os poemas:
    FLP2
    Aguardamos pelo mês de março para sabermos os resultados nacionais.
    Parabéns a todos os participantes!

    http://bibliotecaeb23lamego.pautamusical.net/